O Aikido é uma arte marcial japonesa criada por Morihei Ueshiba (1883-1969) que tem por princípio a harmonização dos conflitos, ao invés de opor resistência  hostil.

O Aikido se difundiu por todo o mundo e vem se tornando uma excelente opção de defesa pessoal por disciplinar o praticante para o autocontrole.

Procura-se fazer uso da agressividade que vem do oponente para criar uma nova resposta não agressiva, e isso faz com que os praticantes levem essa forma de agir para fora do Dojo, procurando lidar com os problemas sem gerar conflitos inúteis. Por isso, em várias partes do mundo, a polícia já adota a prática do Aikido.

Muito mais que uma arte marcial, o Aikido é um Budo (caminho de vida).

Unindo corpo, mente e espírito em uma busca pela paz e equilíbrio interior. Aikido é o caminho do guerreiro em busca de ser uma pessoa melhor em um mundo melhor.




Ô Sensei



Aikido e a vida moderna


Na vida de hoje somos vítimas constantes de ataques, sejam eles físicos, devidos ao aumento da violência urbana, ou psicológicos, como os impostos, os negócios, o trânsito e tantos outros ataques que somos obrigados a enfrentar cotidianamente. Todos estes ataques não defendidos trazem um acúmulo de energia, que se não descarregada adequadamente, acabam atacando os órgãos do próprio indivíduo, causando gastrites, pressão alta, úlcera, síndrome do pânico e tantos outros malefícios.

O Aikido é capaz de redirecionar a energia dos “ataques”, gerando uma mudança de atitude diante da sociedade e para consigo mesmo. Movimentos realizados no treino, como defesas contra diferentes ataques, levam o praticante a aprender a lidar com diferentes problemas do cotidiano.

Cada ataque indica um problema e se o aluno for capaz de se defender no tatame, certamente com a prática perseverante, saberá lidar com os problemas fora do Dojo.


Aikido e empresas


A prática do Aikido estimula a assertividade e a cooperação, visto que no  treino um aluno permite que o outro faça as técnicas nele para promover o aprendizado de ambos. Vendo no outro um aliado e não um competidor, estimulando o trabalho em equipe, gerando harmonia na resolução de problemas e na busca de soluções. Busca-se a flexibilidade mental através da flexibilidade física. A harmonia do caminhar junto. Somar para seguir um mesmo caminho a fim de alcançar um objetivo comum, o crescimento pessoal e, estendido a empresa, o crescimento profissional. Desenvolvendo a auto estima, a segurança e a capacidade de liderança e criação. Desbloqueando o corpo, desbloqueamos a mente.


O Aikido e a saúde física


A prática do Aikido traz como consequência uma saúde natural, aquela conseguida sem a ajuda de medicamentos, fazendo com que seu praticante desenvolva um equilíbrio energético capaz de torná-lo mais resistente a infecções e doenças comuns do nosso tempo, melhorando rapidamente o condicionamento físico, trabalhando o sistema cardiovascular e respiratório.


Aikido e o stress


Um dos principais vilões do nosso tempo é o stress, causador de doenças graves e um dos maiores inimigos da produtividade na vida e no trabalho. Constantemente somos acometidos de dores nos ombros e na cabeça devidos ao stress e aos problemas do dia a dia, os movimentos harmoniosos realizados nos treinos de Aikido são voltados para o relaxamento do corpo e da mente e para o alívio das tensões da vida diária. Assim os praticantes da arte saem do dojo revitalizados e prontos para enfrentar um novo dia com disposição e energia.












Pratique Aikido.